O engenheiro agrônomo e empresário José Marcos Sarabia se estabeleceu no Paraguai em 1969, com um fusca e US$ 20 mil, obtidos com a venda de um apartamento em Londrina.
Atualmente, à frente de seu grupo empresarial, que domina 28% do mercado paraguaio de pesticidas e lidera a comercialização de grãos no país, ele é considerado o maior pagador de impostos do Paraguai, contribuindo com uma cifra de R$ 100 milhões por ano, segundo matéria do jornal Gazeta do Povo.
Segundo o jornal, Sarabia emprega mais de 2 mil funcionários, 700 deles com nível superior, em três empresas: Agrofértil, Tecnomyl e Agropecuária Campos Nuevos.
O empresário acaba de lançar uma autobiografia, “Sementes do Sucesso”, em que narra sua trajetória, desde o garoto que viveu parte da infância num sítio sem energia elétrica em Ibiporã (PR) até chegar ao status de maior empresário do Paraguai.
No mês passado ele inaugurou mais uma fábrica, acompanhado pelo presidente da República Santiago Peña, que escreveu o prefácio de seu livro.
Com informações da Gazeta do Povo