Prefeito diz que operação do Gaeco está relacionada a obras no Jardim São Luiz

Empresários de Foz e servidor da prefeitura são alvos de operação do Gaeco nesta quarta-feira (28)

Foto ilustrativa: divulgação

Segundo a Rádio Cultura, nesta quarta-feira (28), policiais do Gaeco estão no prédio do antigo Bordin, na Avenida JK, na Secretaria de Obras e Diretoria de Mobilidade Urbana e na sede da prefeitura, onde funciona o departamento de compras.

O prefeito Chico Brasileiro está em Brasília. Ele conversou com a equipe da Rádio Cultura.

Disse que estava tomando conhecimento dos fatos e que as investigações estão relacionadas às obras do Jardim São Luiz.

NOTA DO GAECO – OPERAÇÃO “MALE OPUS”

Na manhã desta quarta-feira, 28 de junho de 2023, equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpriram 15 mandados
de busca e apreensão nas cidades de Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu, em razão da suposta prática de crimes de fraudes em licitações e contratos públicos, falsidade ideológica, além de delitos contra a administração pública, praticados, em tese, por servidores públicos em conluio com particulares, no bojo de uma organização criminosa voltada a causar prejuízos ao Erário e consequente enriquecimento ilícito dos envolvidos.

A complexa investigação foi procedida pelo Núcleo Regional do GAECO/Foz do Iguaçu e teve início no final do ano de 2020, sobre procedimentos licitatórios
realizados pelo Município de Foz do Iguaçu entre os anos de 2018 e 2019, a partir de informações de que servidores públicos estariam mancomunados com empresários locais, para fraudar certames públicos procedidos pela Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (obras de drenagem – prevenção de alagamentos, calçamento e pavimentação).

As ordens foram deferidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Foz do Iguaçu/PR e executadas nas residências de 7 investigados, incluindo um servidor público, além da sede de 4 empresas e na sede da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (Secretaria Municipal de Obras de Foz do Iguaçu, Diretoria de Licitações e Contratos, Diretoria de Mobilidade Urbana e Drenagem, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos), buscando o recolhimento de aparelhos celulares, documentos, computadores, valores em espécie e objetos ilícitos em poder dos investigados, para auxiliar na apuração de investigação.

Os valores dos contratos sob investigação do GAECO por suspeita de fraudes, firmados pelo Município de Foz do Iguaçu, somam a quantia global (valor contratado e respectivos aditivos) de R$ 10.249.954,00 (dez milhões, duzentos e quarenta e nove mil, novecentos e cinquenta e quatro reais).

Vale ressaltar que os fatos ocorreram no primeiro mandato do atual prefeito Chico Brasileiro.

Com informações do Gaeco

Segundo a Rádio Cultura, os policiais do Gaeco estão no prédio do antigo Bordin, na Avenida JK, na Secretaria de Obras e Diretoria de Mobilidade Urbana e na sede da prefeitura, onde funciona o departamento de compras.

O prefeito Chico Brasileiro está em Brasília. Ele conversou com a equipe da Rádio Cultura.

Disse que estava tomando conhecimento dos fatos e que as investigações estão relacionadas às obras do Jardim São Luiz.

Veja abaixo o que diz a Prefeitura de Foz do Iguaçu

Nota Operação Gaeco

A Prefeitura de Foz do Iguaçu informa que está contribuindo com todas as informações requisitadas pelo Gaeco, que cumpriu na manhã desta quarta-feira (28) mandados de busca e apreensão na cidade de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

Todo material recolhido – referentes a processos licitatórios de 2018 a 2020 – está disponível no Portal da Transparência do Municipio.

A operação se restringe apenas a um servidor público e não se estende a secretários municipais e ao Gabinete do Prefeito, que não são alvos da investigação.

A Prefeitura é a maior interessada em esclarecer os fatos e abrirá processo de investigação interno e se houver culpados tomará todas as medidas legais.

Sair da versão mobile