Entenda como funcionam os óculos para alunos com cegueira total

Comprados pelo governo do Estado, os equipamentos de tecnologia visual assistiva permitem o acesso fácil e instantâneo a informações em tempo real

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, adquiriu equipamentos para deficientes visuais. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O governo do Paraná, por intermédio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), está investindo na aquisição de 147 dispositivos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0.

Os equipamentos de tecnologia visual assistiva permitem o acesso fácil e instantâneo a informações em tempo real, com transmissão por áudio. Serão beneficiados todos os estudantes com cegueira total da rede estadual de ensino. O investimento é de R$ 2,19 milhões.

O dispositivo é discreto, mede 7,6 cm de comprimento, e fica acoplado na haste de um óculos comum.

Funcionamento
O aparelho possui uma câmera inteligente que é capaz de ler instantaneamente textos de qualquer superfície, reconhecer produtos, cores e cédulas de dinheiro em real ou dólar, rótulos, identificação de rostos e até mesmo a cor de uma roupa.

 

Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permitindo escolher entre voz masculina e feminina, com comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura.

Com informações da AEN

Sair da versão mobile