Entenda por que Itaipu não é tão importante para a economia de Foz

Infelizmente, Itaipu maquia a realidade de Foz, com sua produção correspondente a 73% do PIB do município

Professor Carlos Kossar. Foto: captação de vídeo do JNT

Um levantamento do governo de São Paulo revela as 40 cidades mais ricas do interior do Brasil, classificadas de acordo com o PIB (Produto Interno Bruto) de cada uma delas.

No levantamento, Foz se destaca em 19º lugar no ranking, uma posição que deveria se refletir na qualidade de vida da população, mas isso não acontece.

O motivo é revelado pelo matemático e estatístico Carlos Kossar, com base em levantamentos feitos a partir de dados do IPARDES, de 2012 a 2021.

“Infelizmente, Itaipu maquia a realidade de Foz, porque com sua produção correspondente a 73% do PIB do município, ela agrega, apenas, 14% em massa salarial”, explica Kossar.

 

“Essa riqueza que ora divulgam, vem se repetindo e iludindo a maioria dos moradores de Foz, pois, de fato, a contribuição da Itaipu à economia de Foz resume-se à massa salarial dos seus 1800 funcionários, o que não é pouco, mas não se reflete na massa salarial do município, como acontece com as cidades vizinhas da região”, conclui.

Segundo Kossar, esses dados deveriam servir como um alerta para as nossas autoridades, pois Foz do Iguaçu hoje está na seguinte situação:

Veja na tabela abaixo

 

 

 

Sair da versão mobile