O presidente do Paraguai, Santiago Peña, comemorou a indicação do senador Marco Rubio como secretário de Estado dos Estados Unidos, em entrevista ao portal ABC TV, do jornal paraguaio ABC Color.
Segundo Peña, “o representante do Estado da Flórida foi o único senador norte-americano que visitou e se interessou pelo Paraguai, depois de 40 anos”.
Peña também disse que, politicamente, ele tem uma “visão alinhada com a do Paraguai”, o que poderia fomentar um diálogo fluido com a nova administração de Donald Trump, que deve tomar posse em 20 de janeiro de 2025.
Como congressista, Rubio visitou o Paraguai no dia 21 de fevereiro deste ano.
Na ocasião, ele enfatizou o seguinte, em uma entrevista coletiva:
“Gostaria de regressar a Washington e convencer os meus colegas do Congresso a se interessarem por um país que tem enormes oportunidades e capacidades. Geograficamente é fundamental, produz alimentos, tem condições macro muito positivas e uma longa história de partilha dos nossos valores”.
“Quando há países com uma longa história de aliança, é do meu interesse, como senador norte-americano, apoiar esses países e os seus líderes democraticamente eleitos”, expressou e explicou que espera que no futuro esta aliança permita
“Que o Paraguai seja um exemplo para outros países que estão decidindo o seu próprio destino, sobre o caminho que podem seguir”.
Brasil
Na contramão da situação paraguaia, vale ressaltar que, como parlamentar, o senador se destacou como um crítico feroz das ditaduras de Cuba, Venezuela e China, entre outras, além de condenar veementemente o bloqueio da rede X no Brasil e classificar o atual governo brasileiro como de extrema-esquerda.