Lá como cá, os aplicativos de transporte urbano provocam polêmica. Taxistas de quase todo o Paraguai paralisam atividades nesta quarta-feira (21) em protesto contra a Uber, que já está se movimentado para atuar no país.
A maior manifestação será em Assunção, mas protestos estão marcados para Encarnación, Pedro Juan Caballero, Santaní, Coronel Oviedo e até Ciudad del Este.
A bronca dos taxistas é que a Uber deverá praticar tarifas entre 40% e 50% mais baixas, com as quais “é impossível competir”, como disse o presidente da Associação de Taxistas de Assunção, Aristides Morales.
Mas é só questão de tempo. O conselheiro (vereador) Sebastián Villarejo diz que nem seria preciso criar uma legislação para permitir o ingresso da plataforma Uber.
“É como dizer que WhatsApp não pode ser usado no Paraguai sem que a Conatel dê autorização”, afirmou ao ABC Color. Conatel é o órgão regulador de comunicações no Paraguai, equivalente à nossa Anatel..
Pois é, a comparação é boa. O WhatsApp também não precisou de legislação própria pra se firmar em quase todos os países, à revelia de normas ou da falta delas.
Mas a força dos taxistas será demonstrada nesta quarta, quando “um enxame amarelo será mobilizado” em Assunção, como diz o jornal Ultima Hora. Amarelo é a cor dos táxis da capital paraguaia.