Saiu primeiro no lado paraguaio: a usina de Itaipu vai renovar seu show de luzes, apresentado às sextas e sábados, às 20h.
A binacional contratou um especialista em luminotécnica, o inglês Tim Routledge, que visitou a usina acompanhado de sua equipe, para realizar provas de cores e potências de luzes para o design do novo espetáculo, como informa a Itaipu do Paraguai pelo Facebook.
Hoje, a iluminação da barragem é feita por 747 refletores e 112 luminárias. A apresentação é acompanhada por uma trilha sonora especial, que acompanha o acendimento das luzes.
A iluminação foi desenvolvida no início dos anos 2000 pelo então maior especialista em luminotécnica do Brasil, Peter Gasper, já falecido.
Segundo matéria do jornal La Nación, com base em informações de Itaipu, “o novo sistema de iluminação que se projeta dara um salto qualitativo à central hidrelétrica Itaipu para atração dos visitantes”.
O especialista vai apresentar uma nova proposta de desenho de luzes e sons, para substituir a iluminação da barragem atual.
Mais fotos da Itaipu PY sobre a visita dos técnicos ingleses para criar a nova iluminação.