Esse exemplar de cervo axis foi fotografado na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro, no trevo da Rodovia das Cataratas, que dá acesso ao Aeroporto de Foz do Iguaçu, por Valdecir de Nada, que trabalha na área de turismo.
Trata-se de uma espécie invasora, assim como o javali, que foi introduzida na América do Sul por volta de 1930, em fazendas de caça no Uruguai e Argentina.
A partir daí, alguns indivíduos migraram para o Brasil e chegaram ao Parque Estadual do Espinilho, no Rio Grande do Sul, em 2009.
Agora, eles estão na área do Parque Nacional do Iguaçu, como comprova a foto.
Atualmente, em algumas províncias da Argentina (equivalente aos estados do Brasil), a sua caça já foi liberada como forma de controle da proliferação desses animais que, segundo os argentinos, estão afetando a fauna nativa.
Em maio deste ano, conforme o Não Viu? noticiou, com base em uma matéria do portal Misiones Online, o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis da Argentina estava trabalhando na elaboração de um plano de manejo populacional desse cervo, por intermédio da caça controlada, para a província de Misiones (veja a foto abaixo), ligada a Foz do Iguaçu pela Ponte Tancredo Neves.