Estrada do Colono quase dizimou a população de onças do Parque Nacional do Iguaçu, diz ex-veterinário da Itaipu

Onça passeia próximo às Cataratas do Iguaçu. Foto: ICMBios

A reabertura da Estrada do Colono, que cortava o Parque Nacional do Iguaçu na sua área mais estreita e ambientalmente mais importante, está sendo questionada pelo veterinário Domingo Rodriguez Fernandez, que trabalhou na Superintendência de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, empresa onde se aposentou.

Segundo ele, nos quatro anos em que a Estrada do Colono esteve ilegalmente aberta, “a população de onças no Parque Nacional baixou de 70 para 12 exemplares”. Ele afirma ainda que “das oito onças com rádio-colar, que vinham sendo monitoradas para fins de pesquisa, apenas uma não foi caçada no período”,

Domingo afirma, também, que, após 18 anos de fechamento da estrada, “a população de onças mal chegou na metade do que era antes da abertura”.

Opinião: tal questionamento precisa ser levado em consideração nos debates que estão por vir, para proteger não só essa espécie, mas também toda a fauna e a flora do Parque Nacional, caso a estrada seja reaberta, pois o fato revelado por Domingo é muito grave.

Sair da versão mobile