Estudante de Engenharia cria banco de dados para hotéis avaliarem qualidade e desempenho

Os dados foram levantados em sites de reservas de vagas, compreendendo o período de 2014 e 2024.

Feirqa do ano passado. Foto: divulgação

A 6ª SIEPE terá a apresentação de 196 projetos de Iniciação Científica e 155 ações de extensão, oferecendo uma oportunidade para que a comunidade conheça a produção acadêmica dos estudantes dos 29 cursos de graduação da UNILA.

As apresentações serão realizadas nos dias 30 e 31 de outubro e são abertas ao público.

Entre os trabalhos que serão apresentados, destaca-se o da  estudante de Engenharia de Energia, Katherine Rojas Salazar, que construiu um banco de dados para extrair e analisar notas, datas e comentários de hóspedes sobre dois hotéis de Foz do Iguaçu.

Os dados foram levantados em sites de reservas de vagas, compreendendo o período de 2014 e 2024. “Com a crescente utilização de plataformas digitais para avaliação de hospedagens, os dados gerados por usuários tornaram-se uma importante fonte de informação para compreender o desempenho e a qualidade dos hotéis”, explica a estudante em seu artigo.

Dados gerados por usuários tornaram-se uma importante fonte de informação para compreender o desempenho e a qualidade dos hotéis

O banco de dados foi estruturado para armazenar informações como: nome, nota de avaliação, data e texto do comentário feito pelos hóspedes sobre sua experiência.

“A análise desses dados teve como objetivo auxiliar hoteleiros na identificação de tendências, pontos fortes e fracos, além de automatizar o processo de extração e análise das avaliações ao longo da década”, comenta Katherine.

Os dados coletados foram analisados quantitativamente – identificação de padrões nas notas – e qualitativamente –extração de insights dos comentários.

“A análise indicou variações significativas nas notas ao longo do tempo, com uma tendência de crescimento nas avaliações após 2017, provavelmente em resposta a melhorias estruturais e de serviços implementadas pelos hotéis”, afirma.

Segundo ela, “a automação das tecnologias de coleta de dados mostrou-se eficiente e com potencial para ser replicada em outros destinos turísticos”.

Mais informações sobre a programação e o ensalamento das apresentações podem ser conferidas na página da SIEPE.

Sair da versão mobile