O Tribunal de Justiça do Paraná considerou que o cargo ocupado pelo ex-prefeito Sâmis da Silva na Sanepar é ilegal. Será que Sâmis “entrou pelo cano” (da Sanepar)? Será que terá de devolver todos os salários que recebeu? Provavelmente, sim, pois o cargo é ilegal, mas quem vai decidir isso é a própria Justiça.
A notícia foi divulgada ontem (18) pelo jornalista Rogerio Galindo, em sua coluna Caixa Preta, no jornal Gazeta do Povo.
Segundo a nota, dá pra entender que na gestão do ex-governador Beto Richa, hoje candidato ao Senado, que deve vir a Foz do Iguaçu para pedir seu voto, caro leitor, teria sido criado um cabidão de 30 empregos na Sanepar, para acomodar ex-políticos que estavam sem mandato. Esses cargos eram denominados “consultores estratégicos”, Bonito nome, não?
De acordo com o jornalista, “a lista conta com três ex-prefeitos. Celso Sâmis da Silva governou Foz do Iguaçu. Vilson Goinski foi prefeito de Almirante Tamandaré. E Flávio Luiz Maiorky já foi prefeito em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro”.
“Também são três os ex-deputados: José Lucio Cioni, Walmor Trentini e Antônio Carlos Baratter. Marco Paulo Gastaldi era assessor parlamentar do ex-deputado estadual Durval Amaral, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado”.
Só para lembrar, Sâmis, em suas campanhas eleitorais, imitava o senador Roberto Requião ao mencionar as “raposas felpudas” responsáveis pela corrupção.
Veja a lista dos favorecidos, segundo Galindo, abaixo.
Alexandre Victorino Nunes
Angela Carolina Luvisotto
Antonio Carlos Baratter
Celso Samis da Silva
Clovis Alceu Marty
Daniella Cristina Nogueira Alves
Elton Rodrigues dos Santos
Fabricio Marques de Souza
Flavio Luiz Maiorky
Giovani Antonio Soares de Brito
Gustavo Ribeiro Silva
Helio Manfrinatto Filho
Jair Cezar de Oliveira
Joao Francisco Busato
Joaquim Severino
Jose Arlan Ferreira dos Santos
Jose Lucio Cioni
Luiz Alberto da Silva
Marco Paulo Gastaldi
Marcos Antonio de Freitas
Marcos Schneider
Maria de Lurdes Antunes dos Santos
Maurilio Cheli
Reginaldo Jose Bocuti Junior
Renata Bley Ferreira
Renata Gabardo Pastre
Roberta Tatiane Sedrez
Sandro Mazalli
Tatiana Frankiv Gutierrez Moreira
Telmo Samolenko Dias
Tiago Henrique de Assunção
Tufi Mansur Filho
Vilson Rogerio Goinski
Walmor Trentini