Exclusivo! Foz tem a pior renda per capita entre três dos maiores municípios do Paraná

Pior: mesmo com uma receita corrente maior, a cidade também tem o menor investimento por habitante

foz do iguaçu

Foz do Iguaçu. Foto: PMFI/Divulgação

Levantamento feito pelo professor Carlos Kossar, matemático e estatístico, mostra um panorama socioeconômico bastante preocupante em Foz do Iguaçu, em comparação com as cidades de Cascavel, Maringá e Ponta Grossa.

Segundo o levantamento, de 2012 e 2021, a maior parte desses anos sob a administração do prefeito Chico Brasileiro, a cidade registrou a menor renda per capita (renda por cabeça) entre esses municípios e, para piorar ainda mais a situação, embora tenha uma receita corrente maior do que todos eles, é a que tem o menor investimento por habitante.

Vamos ao que constatou Kossar.

Per capita é uma expressão que significa “por cabeça”.

Ela é frequentemente empregada no campo da estatística para indicar uma média por pessoa de um dado valor.

 

Uma das formas correta de avaliarmos o desempenho socioeconômico de uma cidade com outras de características semelhantes, num determinado período, é a comparação PER CAPITA.

Renda per capita da massa salarial das cidades comparadas com Foz do Iguaçu, com suas economias baseadas na agroindústria (agronegócio), distribuem mais renda entre seus habitantes.
Foz do Iguaçu tem a melhor receita corrente e a maior despesa com pessoal per capita, na comparação com as outras cidades, as quais possuem, em média, 3 mil servidores a mais.
c) Gráfico III – Foz do Iguaçu tem o pior Investimento per capita, na comparação com outras cidades, apesar de ter uma das melhores receitas do Estado do Paraná.

CONCLUSÃO. Os indicadores per capita demostrados nos gráficos acima, mostram a fragilidade da economia de Foz (baseada no turismo), em comparação com outras cidades (baseada na agroindústria) e, também, a má gestão dos recursos públicos administrados pelos gestoresseus gestores em uma década.

Sair da versão mobile