Caros iguaçuenses, podem bater palmas, ovacionar, soltar fogos e fazer todo o tipo de manifestação de apoio.
O Não Viu? apurou que a Itaipu Binacional deverá assumir, em breve, as obras de duplicação da Avenida das Cataratas, seguindo as novas diretrizes adotadas pelo atual diretor-geral brasileiro da empresa, Luiz Fernando Vianna. Está quase tudo pronto para isso.
Da mesma forma como a diretoria paraguaia da usina vem, há anos, investindo pesadamente em infra-estrutura em Hernandarias, Ciudad del Este e Assunção, agora a diretoria brasileira resolveu seguir o mesmo exemplo, no caso de Foz do Iguaçu.
Prova: a construção do Mercado Municipal e a pavimentação da Vila C. Esse é, tudo indica, só o começo. Vem por aí, segundo o blog apurou, o Parque Linear do Boicy e, especula-se, um teleférico turístico – esse é mais difícil, mas não impossível.
A duplicação da Avenida das Cataratas, ou BR-469, significará um salto no desenvolvimento de Foz, pois poderá aumentar, em muito, a atividade turística na cidade, graças à comodidade que vai trazer aos visitantes – sem contar o paisagismo da avenida que, por si só, já será uma outra atração turística.
A duplicação de 8,82 km da rodovia deverá envolver o trecho entre o acesso ao trevo para a Argentina e a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Em junho de 2016, quando o Instituto Ambiental do Paraná – IAP concedeu a licença ambiental para o projeto, as obras estavam orçadas em R$ 98 milhões.
Detalhe: Vianna é filho do coronel Clóvis Cunha Vianna, prefeito de Foz na época do regime militar, e responsável por importantes obras existentes na cidade, como as avenidas Paraná, JK e Jorge Schimmelpfeng, além do ginásio de Esportes e muitas outras criadas para absorver a chegada dos barrageiros que construíram a usina e pagas, também, com dinheiro da Itaipu.