Exclusivo! Secretário de Assistência Social critica o Banho Solidário para moradores de rua

Iniciativa é dos voluntários conhecidos na cidade pela ação que distribui o sopão da madrugada (Foto: Divulgação )

Uma matéria sobre o chamado Banho Solidário para moradores de rua de Foz do Iguaçu, publicada no blog H2Foz, e de autoria do jornalista Paulo Bogler, despertou a atenção deste editor do Não Viu?, pelo fato de ser uma ação inédita.

Mas, neste caso, nem tudo é o que parece. Há posições bem contraditórias e polêmicas. Vamos a elas.

Segundo a matéria, o Banho Solidário é um projeto do voluntário Johnson dos Santos. Ele é conhecido na cidade pela ação Anjos da Madrugada.

Esse projeto recebe recursos para a conclusão do trailer adaptado, que irá oferecer, gratuitamente, a moradores em situação de rua banho quente, kit de higiene pessoal, corte de cabelo e barba, roupas e alimentos. O recolhimento de doações financeiras é feito por meio de uma plataforma na internet, e as pessoas podem doar qualquer valor.

Diante disso, o Não Viu? foi procurar qual a posição da Secretaria de Assistência Social, responsável por essa área no município, e obteve as seguintes considerações do secretário Elias de Sousa Oliveira.

1-) Essa iniciativa é uma iniciativa própria, que fica distante das políticas de ação social;

2-) Esse é um projeto de caridade. Não é um projeto de assistência social;

3-) Na minha opinião, muitas vezes, esses projetos contribuem muito mais para as pessoas ficarem nas ruas, do que, efetivamente, para aderirem aos nossos serviços;

4-) Grande parte da resistência (de aceitar esses serviços) daqueles moradores que estavam no Lembrasul, é porque lá eles tinham a comida, sopão, enfim. Então, eles preferiam ficar lá, do que aderir aos nossos atendimentos;

5-) Até porque, nós encaminhamos para outros tratamentos, além da assistência social, como de saúde e dependência química;

6-) Esses serviços acabam, muito mais, criando condições para essas pessoas se manterem na rua, ao invés de levarem elas a procurar o serviço público, para serem atendidas por uma política pública.

Mais uma vez, o blog pergunta: o que vocês acham, caros leitores?

Quem quiser ler a matéria completa do H2Foz deve acessar os seguinte endereço eletrônico:

https://www.h2foz.com.br/noticia/banho-solidario-para-moradores-de-rua-faz-vaquinha-on-line

Sair da versão mobile