Nos dias 23 e 24 de dezembro, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, exonerou quase todos os ocupantes de cargos políticos, os chamados cargos comissionados, abrindo espaço para a administração do General Silva e Luna, que toma posse como o novo prefeito da cidade no dia 1° de janeiro de 2025.
A medida é de praxe na troca de comando do Executivo municipal.
Ao todo, a atual administração municipal tinha quase 300 cargos políticos, incluindo os funcionários de primeiro escalão.
Resta saber se o general vai adotar essa mesma postura, para acolher principalmente aliados políticos, em sua maioria, ou vai dar gastar esses recursos com salários em outras áreas mais importantes.
Entre os secretários exonerados estão:
- Luiz Roberto de Oliveira do cargo de provimento em comissão, Símbolo – SEC, de Secretário Extraordinário de Acompanhamento de Projetos, Programas e Convênios Especiais.
- Rosa Maria Jeronymo Lima do cargo de provimento em comissão, Símbolo – SEC, de Secretária Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade
- Nilton Aparecido Bobato do cargo de provimento em comissão, Símbolo – SEC, de Secretário Municipal de Transparência e Governança.
- Rafael Carbonera do cargo de provimento em comissão, Símbolo – SEC, de Secretário Municipal de Meio Ambiente
- Marcos Antônio Jahnke do cargo de provimento em comissão, Símbolo – SEC, de Secretário Municipal de Segurança Pública.
- André Roberto Alliana do cargo de provimento em comissão, Símbolo – SEC, de Secretário Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos.
- Vilmar Andreola do cargo de provimento em comissão, Símbolo – SEC, de Secretário Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário.
- Luis Cezar Furlan do cargo de provimento em comissão, Símbolo – SEC, de Secretário Municipal de Obras.