Explode, coração! 17 anos depois, Foz está de novo na final

Foz Cataratas Futsal. Foto: Nilton Rolin

Por Nélio Sander

Tenso. Um sufoco só. Emoções truncadas. Até que, depois da repetição do pênalti cobrado por Canabarro, a explosão de alegria.

Assim foi a classificação do Foz Cataratas Futsal para sua primeira final, depois de 8 anos de história no salonismo. A partida de volta no sábado (01) no Ginásio Costa Cavalcanti diante do Aymoré de Matelândia exigia a vitória no tempo regulamentar para que o time da fronteira tivesse a chance de definir na cobrança de penalidades máxima a vaga na final.

O Foz Cataratas saiu perdendo. No final do primeiro tempo teve a expulsão de Jamur, o que complicou ainda mais. O nervosismo foi tomando conta da equipe. Mesmo conseguindo o empate aos 5 minutos da segunda etapa, o time comandado pelo técnico Cigano continuava com uma atuação irregular.

O empate ainda dava a vaga para o Aymoré, por ter vencido a partida de ida por 4 x 3. O gol da virada aconteceu quando restavam menos de 5 minutos para o final e o Foz Cataratas já tinha apelado para o goleiro linha. Com a vitória parcial do representante de Foz do Iguaçu, foi a vez de Matelândia usar o goleiro linha, o que facilitou uma jogada errada para que o terceiro gol fosse marcado e assim o tempo regulamentar terminar em Foz Cataratas 3 x 1 Aymoré.

Veja mais detalhes emocionantes dessa fiinal no Ler mais

Com isso, a decisão da vaga para a final foi para a cobrança dos tiros livres diretos. E as emoções no Ginásio continuaram entre gols e defesas dos goleiros, até que Canabarro foi o encarregado da cobrança que poderia definir a história para o Foz Cataratas. Na cobrança, Ilbério defendeu, mas a arbitragem anulou o lance, uma vez que o goleiro se adiantou antes do chute.

Torcedores, dirigentes, comissão técnica e atletas seguraram a respiração. Canabarro foi para a repetição. Bateu e converteu, fazendo explodir a festa da torcida iguaçuense.

Foz do Iguaçu volta a frequentar uma final de Campeonato da Série Ouro 17 anos depois. Em 2001 o representante da cidade era o Foz Futsal, e chegava ao seu tri-campeonato estadual, pois foi campeão em 1996, 1997 e 2001.

Foz Cataratas Futsal pela primeira vez chega à final do Campeonato Paranaense de Futsal na série ouro e agora espera o adversário, que sairá no próximo dia 12, quando se enfrentam Pato x Marreco. No jogo de ida em Francisco Beltrão ficaram no empate em 1 x 1.

A primeira partida das finais será no Ginásio Costa Cavalcanti, dia 15 (sábado), e o segundo confronto em Pato Branco ou Francisco Beltrão, dependendo de quem for o finalista, no dia 19, uma quarta-feira.

Sair da versão mobile