“Explosão” e “incêndio” na hidrelétrica de Itaipu: saiba os detalhes

Mas, calma, foi só uma simulação e tudo foi resolvido em 14 minutos

A simulação foi realizada na última trça-feira (22). Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

Um exercício simulado de explosão e incêndio na Subestação da Margem Direita da Itaipu, realizado na última terça-feira (22), mostrou que a equipe da usina binacional está preparada caso aconteça a situação real. Foram precisos apenas 14 minutos para a equipe da brigada do Corpo de Bombeiros da Itaipu, com a parceria dos operadores, conter o incêndio e socorrer as vítimas.

“A nossa meta é fazer em até quinze minutos, então tudo que seja abaixo disso está ótimo, significa que as ações foram feitas de forma correta”, avaliou o coordenador da atividade, o engenheiro Henrique Gomes Ribeiro.

O objetivo dos simulados é treinar as equipes para no Plano de Ação de Emergência (PAE), dar agilidade nos procedimentos e avaliar que melhorias podem ser incluídas no documento ou eventuais compras de novos equipamentos.

Segundo Ribeiro, “nós fazemos um treinamento teórico antes e vemos se o conhecimento é passado do teórico para o prático.”

A atividade mobilizou as equipes da Divisão de Operação de Usina e Subestações, do Corpo de Bombeiros, além de representantes da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Após o simulado, as áreas participantes se reuniram para avaliar o resultado.

Com informações da IB

Sair da versão mobile