O Não Viu? recebeu a informação, feita com base em laudos técnicos, de que não existe a necessidade de demolir o Condomínio Duque de Caxias, pois a estrutura não está comprometida.
Amanhã (26), engenheiros podem, inclusive, acionar o Ministério Público para mostra os documentos que comprovam a segurança do prédio, caso a Defesa Civil, responsável pelo pedido de demolição, se recuse a ver essas provas.
Segundo o blog levantou, 95% das rachaduras existentes no prédios seriam de reboco e não de tijolos. Ou seja: 95% delas seriam superficiais e de fácil correção.
Para esses técnicos, se existem falhas construtivas, elas poderão ser corrigidas em dois ou três anos, a partir de agora. Segundo os cálculos desses profissionais, as medidas de correção dessas falhas custariam em torno de R$ 400 mil. Já a construção de um novo condomínio, cerca de R$ 12 milhões.
O problema, no entanto, não é só financeiro. Mas, sim, o sofrimento de todas as famílias de baixa renda que moram lá e, agora, com a decisão da Defesa Civil, terão de perder suas casas.