Falando sério

O povo necessita da sua fé, sua verdade, seu caminho, o seu Norte, seja verdadeiro ou geográfico

Celebração de Corpus Christi em Foz do Iguaçu. Foto: Caio Coronel/Cortesia

Falando sério

*Por Carlos Galetti

“Nem só de sorrisos serão suas palavras, mas, também de verdades a serem exaltadas…”

O povo necessita da sua fé, sua verdade, seu caminho, o seu Norte, seja verdadeiro ou geográfico. Necessita de sua fé, seja cristã, maometana, mosaica, budista ou messiânica, enfim, necessita de algo em que acreditar, que guie seus passos, que o conduza a algum lugar.

Falo disso pensando nas comemorações de Corpus Christi, uma festa eminentemente católica, na qual se exalta o Corpo do Cristo, após seu martírio na cruz, visando, principalmente, nos redimir dos nossos pecados.

Conheço bem as festas católicas, posto que fui criado dentro da fé apostólica romana, na qual, infelizmente, não me encontrei, achando-me, após estudos e peregrinações, no espiritismo.

Sou estudioso e palestrante, o que muito me orgulha e sensibiliza, pois tenho confirmado as minhas verdades, mas jamais contrapondo-as às demais crenças. Posso afirmar, sem demagogias, que tenho a mente aberta, sendo sensível a todas as verdades, respeitando todas, sem exceção.

Já li a Bíblia algumas vezes, penso que a Bíblia Sagrada é o livro que tem que ser folheado de vez em quando, não importando se a título de pesquisa ou aprendizado.

Como já afirmei, o homem tem de acreditar em algo, precisa procurar entender como esse mundo surgiu, comparar as várias afirmações, pesquisar para chegar às suas próprias verdades. O exame de qualquer contexto histórico, deve ser questionado dentro de uma lógica cartesiana, afinal não devemos relegar coisas tão importantes a planos menores.

O Espiritismo no qual convivo se reverte dessa busca da verdade, tendo como origem o antropólogo e sociólogo Alan Kardec, que através de suas pesquisas desenvolveu toda uma gama de estudos sobre o mundo material e o mundo espiritual.

Trata-se de vertente eminentemente cristã, tendo nosso Evangelho baseado no Evangelho de Jesus Cristo, mas voltado para nossas verdades.

Portanto posso afirmar, peremptoriamente, que sou um cristão cujas verdades são embasadas no “Espiritismo de Kardec”. Somos seguidores do mesmo Cristo, que morreu por nós na cruz, para que o fôssemos o Cordeiro de Deus sem mácula do pecado. Diferimos em algumas afirmações, mas não somos inimigos ou antagônicos, somos somente seguidores de religiões com dogmas diferenciados no seu contexto.

Concito que nesse feriado do Corpo de Cristo, não pensemos em nossas diferenças, mas sim nos nossos pontos comuns, aqueles que nos levarão um dia diante do Senhor, para, no vosso caso, ser julgado pelos seus feitos; enquanto nós esperamos a continuidade da vida eterna.

Que assim seja!

*Carlos A. M. Galetti é coronel da reserva do Exército, foi comandante do 34o Batalhão de Infantaria Motorizado. Atualmente é empresário no ramo de segurança, sendo sócio proprietário do Grupo Iguasseg. 

Vivendo em Foz já há mais de 20 anos, veio do Rio de Janeiro, sua terra natal, no ano de 1999, para assumir o comando do batalhão.

Sair da versão mobile