Falta de professores preocupa estudantes de Serviço Social, na Unila

“No caso de Serviço Social, os concursos para substitutos ou visitantes têm dificuldades de preenchimento por não ter candidatos na Região com a formação exigida pelo Conselho profissional e pelas instituições acadêmicas”,

Ilustração: Pixabay

Por Cris Loose, especial para o Não Viu?

No fim de semana a UNILA compartilhou uma nota, por meio das redes sociais, na qual se solidarizava com os estudantes de Serviço Social que estão preocupados diante da possibilidade de não se formarem devido à falta de professores.

A Reitoria também se colocou à disposição dos alunos, com transparência e diálogo, para buscar as soluções mais céleres para a conclusão satisfatória do curso.

Disse também que vem buscando soluções para evitar os prejuízos para o semestre em andamento.

A gestão da Universidade esclareceu que está trabalhando para que as vagas docentes efetivas sejam enviadas pelo Ministério da Educação. Enquanto as novas vagas do MEC não chegam, está sendo feito um levantamento interno das demandas das demais áreas e cursos.

“Enquanto tais vagas não chegam à UNILA, o compromisso da Reitoria com o curso de Serviço Social é a abertura de concurso para duas vagas de professores visitantes, além da contratação de docente substituto mediante concurso em andamento, cuja previsão, segundo o cronograma do edital vigente, é 8 de novembro.”

Ainda segundo a instituição, o edital para provisão de professores visitantes será organizado da maneira mais ágil e desburocratizada, atendendo o previsto na legislação, com previsão de contratação para dezembro de 2023.

A reitoria esclareceu que desde que a UNILA foi fundada, como todas as novas universidades do programa de expansão, o processo de composição das vagas docentes dos cursos ainda não foi consolidado.

“No caso de Serviço Social, os concursos para substitutos ou visitantes têm dificuldades de preenchimento por não ter candidatos na Região com a formação exigida pelo Conselho profissional e pelas instituições acadêmicas”, explicou.

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