O Festival das Cataratas continua firme em seus compromissos socioambientais.
Na última sexta sexta-feira (13), a comissão organizadora do evento realizou o plantio de 441 mudas de árvores nativas como forma de compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas durante o Festival em 2017.
De acordo com o Instituto para o Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (Idestur), que segue a metodologia GHG Protocol (GreenhouseGasProtocol), utilizada mundialmente por empresas e governos no cálculo das emissões diretas, mais de 72 toneladas de CO2 equivalente foram emitidas durante atividades como montagem e desmontagem das estruturas do evento, uso de água e energia, viagens dos participantes, e excesso de produção de lixo.
O cálculo de 441 mudas plantadas segue um estudo realizado pelo Instituto Totum e pela ESALQ/USP, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que aponta que cada árvore da Mata Atlântica absorve 163,14 kg de gás carbônico (CO2) equivalente ao longo de seus primeiros 20 anos.
O plantio de árvores foi feito em uma área verde de Foz do Iguaçu (PR) que está sendo recuperada para a comunidade, a ação contou com a parceria da Itaipu Binacional, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Agricultura.
A edição de 2018 do festival será realizada nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2018 no Rafain Palace Hotel & Convention de
Foz do Iguaçu.