O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhora a previsão de crescimento do Paraguai, em 2018: será de 4,5%, e não os 4% previstos em janeiro.
Com esta nova previsão, o Paraguai passa a Bolívia (4%) e torna-se o país de maior crescimento do Produto Interno Bruto na América do Sul, este ano.
O presidente Horacio Cartes, que ainda este mês conhecerá o sucessor, comemorou no Twitter, dizendo que o crescimento “representa estabilidade, emprego e melhores oportunidades para todos os paraguaios”.
O FMI também revisou a previsão para outras economias, inclusive a do Brasil, onde o crescimento projetado passou de 1,9% para 2,3%.
A melhora da economia brasileira é que impactou na previsão para o PIB do Paraguai este ano, já que a revisão no crescimento da economia da Argentina foi para baixo, de 2,5% para 2%.
No ano que vem, Brasil e Argentina vão crescer mais do que se previa no início deste ano. O FMI revisou de 2,8% para 3,4% o aumento do PIB argentino, em 2019, e de 2,1% para 2,5% o brasileiro. Para o Paraguai, manteve os 4,1% da previsão de janeiro.