Fogo no mato, chamas na noite. A saúde e o meio ambiente agradecem aos idiotas!

Não chove em Foz do Iguaçu há mais de um mês. A umidade relativa do ar, ao longo do dia, chega a cair para perto de 40%, bem abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (60%).

Época de problemas respiratórios e alergias. Época ideal pra… botar fogo no mato e no lixo. Impunemente!

O fogo e o fumacê, inclusive à noite, se espalham por vários pontos da cidade. No grupo de Facebook Elogios e Reclamações de Foz do Iguaçu, Shirlei Carina postou um vídeo que mostra a festa do fogo “próximo a um condomínio”.

Com ironia, Shirlei Carina faz uma postagem de “elogio” aos que queimam mato em Foz do Iguaçu. “As rinites, sinusites e alergias agradecem”, diz.

A fumaça impregna as roupas no varal, que ficam “com um cheirinho espetacular”. E “ficar em casa após um dia de trabalho e não conseguir respirar é muito agradável”, ironiza ainda.

Ela lembra que é crime ambiental, mas… “o que dá pra fazer? Nada!”

E a gente pensa: será que o morador de Foz do Iguaçu é tão atrasado assim, tão sem cultura, tão sem noção que não entende os riscos pro meio ambiente e pra saúde? Será que a Prefeitura não tem um grupo de fiscais pra rodar a cidade pra flagrar esses ilícitos? Ou é lei morta, seca e esturricada como a inteligência de quem comete esses atos?

O vídeo de Shirlei, com trilha sonora do fogo crepitando na noite de Foz:

Sair da versão mobile