Formigas estão matando o maior labirinto vegetal da América do Sul

Especialistas correm contra o tempo para recuperar o atrativo turístico localizado em Montecarlo, a cerca de 130 Km de Foz do Iguaçu.

Labirinto localizado em Montecarlo. Foto: Google Maps

O labirinto vegetal localizado no parque Juan Vorstich, em Montecarlo, na Argentina, está em risco, de acordo com o Portal Misiones.

A situação das plantas que formam o labirinto, criado nos anos 90, é quase irrecuperável, de acordo com o orquidófilo Joaquín Rilo, da Associação Promotora de Turismo e Cultura, responsável pelo espaço onde está o labirinto e onde se realiza, todos os anos, a Festa Nacional da Orquídea.

De acordo com Rilo, é quase impossível recuperar as poucas plantas que restam no local. “Além das formigas que representam o principal problema, tem muitas ervas daninhas e trepadeiras que acabam matando as plantas”, disse ele.

O orquidófilo também falou que três biólogos do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) já estiveram no local, analisando a situação. Uma das primeiras constatações é que anteriormente as formigas chegavam ao local para retirar alimentos, mas, agora, elas vivem em formigueiros instalados dentro da área do labirinto.

Inicialmente, os pesquisadores querem limpar o espaço para, em uma segunda etapa, verificar onde estão as bocas dos formigueiros. Só então será feito um protocolo para resolver o problema das formigas.

Também estamos analisando se o labirinto continuará sendo formado pelas mesmas plantas ou se vamos trocar por outras espécies. Uma das possibilidades é usar o mate, que se adaptou bem à região e é resistente”, explicou Rilo.

O orquidófilo garantiu que o labirinto vai ser recuperado, mas ainda não há uma previsão de quando os trabalhos serão concluídos. “Não podemos arriscar” finalizou.

Com informações do Portal Misiones

Sair da versão mobile