Ontem (26), foram iniciadas a aplicação de camada asfáltica na Ponte de Integração Paraguai-Brasil, financiada pela Itaipu Binacional. Este procedimento durará de 4 a 5 dias, de acordo com o comportamento do clima.
O assessor da Diretoria de Coordenação da ITAIPU, engenheiro Pánfilo Benítez, disse que, para novembro, está prevista a instalação das grades de segurança e, também, a realização do teste de carga, de vital importância porque deve comprovar a resistência da superestrutura, que ligará as cidades de Presidente Franco, no Paraguai, e Foz de Iguaçu, no Brasil.
A Ponte da Integração se tornará a segunda ponte internacional entre Paraguai e Brasil, 57 anos após a inauguração da Ponte da Amizade.
A obra é do tipo misto (concreto e metal) estaiada, tem 760 metros de comprimento, com colunas principais de 180 metros de altura e vão central (espaço deixado entre os dois pilares por onde passa o canal de navegação fluvial) de 470 metros de largura e mais de 60 metros de altura sobre cheias máximas de água.