A equipe da Superintendência de Manutenção da Itaipu Binacional (SM.DT) agora conta com a ajuda de drones para aprimorar as inspeções realizadas na Área Industrial da usina que, até então, eram feitas a distância, com o uso de binóculos. .
Para fazer as inspeções da Área Industrial, a Superintendência de Manutenção adquiriu um drone com câmera digital de alta resolução (zoom ótico de 30 vezes) e também de termografia.
A tecnologia é empregada para a inspeção das instalações da Área Industrial, como por exemplo, linhas de transmissão, estruturas da Casa de Força, barragem e vertedouro, entre outras. As inspeções são realizadas pela Divisão de Laboratório (SMIL.DT).
De imediato, o drone já começou a atender uma das demandas mapeadas pela Superintendência de Manutenção, para inspecionar as interligações aéreas entre os cabos para-raios nos três primeiros vãos de saída das linhas de 500 kV.
Como as inspeções antes eram com binóculos, devido à distância e ao posicionamento do inspetor contra a luz do sol, não se podia verificar sinais de desgastes entre conexões dos cabos (caracterizados por manchas escuras formadas pelo óxido de alumínio na região da garra do conector) ou sinais de corrosão.
Com informações do JIE