Fotos do dia: Na semana de aniversário do Refúgio da Itaipu, animais ganham presentes especiais

Confiram como está sendo a "festa" nas belas fotos divulgadas pela Binacional

Trabalho de enriquecimento ambiental no recinto das onças-pintadas. Foto (arquivo): Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Quem vê as lontras do Refúgio Biológico da Itaipu se divertindo com uma melancia, ou as aves do viveiro tirando sementes em um coração colorido, pode achar que essas atividades são apenas brincadeiras para os bichinhos ou fofuras para atrair os turistas.

Ledo engano! Essas ações, conhecidas como “enriquecimentos ambientais”, são fundamentais para o bem-estar e a saúde do plantel.

Várias dessas atividades estão sendo realizadas ao longo dessa semana, para comemorar o aniversário de 37 anos dos Refúgios de Itaipu, celebrado no dia 27 de junho.

O trabalho, coordenado pela equipe de profissionais da Itaipu, está sendo desenvolvido com apoio da empresa contratada BioAdapt, especializada em comportamento animal.

Segundo a veterinária da Itaipu, atividades de enriquecimento ambiental são realizadas com frequência, mas aproveitar datas comemorativas acaba trazendo benefícios extras. “Achamos interessante aliar datas especiais com atividades que chamem a atenção tanto dos animais, quanto dos nossos visitantes, mas o nosso intuito principal é sempre manter os animais com o melhor bem-estar possível”, disse ela.

Nos próximos dias, entram na “brincadeira” as antas (hoje, 29, às 14h); jacutingas (quarta, 30, às 9h); onça-pintada (quinta, 1º de julho, às 14h30); cervo-do-pantanal (sexta, 2, às 14h); e macaco-prego (sábado, 3, às 14h).

A festa de aniversário do Refúgio começou no domingo (27), quando as lontras macho Yuri e Bigode ganharam um divertido banquete com peixes que tinham que ser retirados de buracos feitos numa casca de melancia. Foto: Alexandre Marchetti/IB
Harpia recebe atendimento no Hospital Veterinário do Refúgio Biológico Bela Vista. Foto (arquivo): Rubens Fraulini/Itaipu Binacional.
Enriquecimento ambiental no recinto dos macacos-prego. Foto (arquivo): Alexandre Marchetti/Itaipu binacional
Na manhã desta segunda-feira (28) foi a vez do veado-bororó ganhar folhas de hibisco. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Foto aérea do Refúgio Biológico Bela Vista, mantido pela Itaipu Binacional. Foto (arquivo): Árvore Filmes / SkyTakes

Com informações da IB

Sair da versão mobile