Fotos para quem tem medo da barragem de Itaipu romper

A barragem tem 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares

Inspeção na barragem de Itaipu. Fotos: Sara Cheida/Divulgação

Na última sexta-feira (25), após uma semana de trabalhos intensos entre consultores externos e especialistas brasileiros e paraguaios, de diferentes áreas da Itaipu, foram apresentadas, no sexto piso do Edifício da Produção, as conclusões do Board 2022 de Consultores Civis, que reúne profissionais que estão entre os mais experientes no mundo quanto se trata de segurança de barragens.

E a conclusão foi: a saúde da barragem vai muito bem, e isso é fruto da atenção permanente dedicada a ela. É o que aponta o engenheiro Pietro Sembenelli, que, aos 84 anos, já trabalhou em diversas barragens ao redor do mundo e começou a contribuir com a Itaipu em 1970.

“Nunca vi uma dedicação com tamanha constância. O normal é que nos primeiros anos das barragens se dê essa atenção, mas ao longo de 40 anos, como faz a Itaipu, é excepcional. Depois de tanto tempo, é um prazer ver a obra tão bem”, disse.

Board
O Board de Consultores Civis da Itaipu é um grupo formado por reconhecidos especialistas em engenharia de grandes barragens, de diferentes países, que se reúne periodicamente para analisar o desempenho das estruturas civis da hidrelétrica binacional.

 

Barragem
A Barragem de Itaipu é a estrutura de concreto, enrocamento e terra que serve para represar a água e obter o desnível (queda bruta) necessário para a operação das turbinas. A Barragem tem 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares.

Sair da versão mobile