Nesta terça-feira (12/11) a Policia Civil do Paraná (PCPR), com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal, deflagrou a Operação “4×4 Fortuner”, dando cumprimento a nove ordens judiciais, visando a apreensão de veículos e a colheita de elementos de informação.
A investigação que se iniciou em meados de julho, quando foi constatada pelo Centro de Análise e Planejamento Estatístico (CAPE/SESP) uma alta no número de ocorrências envolvendo furto de camionetes modelo Hilux, com 17 registros naquele mês.
Foram então realizadas diligências a fim de buscar imagens das ocorrências para compreender a dinâmica do crime, verificando-se que os criminosos agiam em grupo com pelo menos dois integrantes, que chegavam ao local em que estava o veículo, realizavam o arrombamento e posteriormente retornavam com o veiculo já aberto e decodificavam a chave do veículo com um equipamento sofisticado.
O nome da operação é uma alusão ao modelo dos veículos escolhido pelos investigados. Durante as investigações foram apuradas pelo menos vinte veículos Hilux levados pelo grupo criminoso, causando um prejuízo estimado de aproximadamente quatro milhões de reais.
Mais de 50 policiais foram às ruas nesta manhã para cumprir 9 mandados de busca e apreensão.
A ação resultou na prisão em flagrante de dois dos integrantes da quadrilha, ambos com de 21 anos de idade, um pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de calibre permitido e o outro pelo crime de receptação e porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito. Ainda, duas pessoas, um indivíduo de 36 anos e outro com 30 anos de idade, foram conduzidos para a Delegacia, onde foi confeccionado o termo circunstanciado por posse de entorpecente.
Uma mulher foi conduzida até a unidade policial e depois de prestar esclarecimentos foi liberada Os policiais também conseguiram recuperar camionete Toyota/Hilux, furtada em 02/11. Além disso foram apreendidos dois veículos, duas motocicletas, uma pistola calibre .765 (32) municiada, munições calibre .40, uma pequena quantidade de drogas, uma muda de maconha e vários objetos de interesse para a investigação policial.
Os trabalhos de investigação continuam para determinar se há envolvimento de outras pessoas, bem como tentar determinar qual a localização e a destinação dos veículos furtados.