Foz do Iguaçu “ensina”: como não deve ser uma avenida

Em toda a extensão, uma série de problemas. O Não Viu? conferiu.

Era duplicação o que os moradores queriam? Pois a Avenida Felipe Wandscheer está duplicada.

Era pra ser com bom asfalto, segurança para os pedestres, calçadas em toda a extensão e paisagismo (incluindo, claro, arborização)? Ah, isso seria pedir demais!

A Avenida Felipe Wandscheer, que já ficou conhecida como “avenida dos postes”, está, digamos assim, concluída. Ainda faltam mais 29 dias para vencer o prazo (renovado) dado para a construtora concluir as obras.

Mas, se se considerar só a duplicação, não falta nada. Claro que o asfalto está cheio de buracos. Mero detalhe, ora pois. Afinal, só pediram duplicação, não uma avenida com asfalto que resista a pelo menos cinco anos.

O trecho sem calçada. Pedestre usa local de estacionamento e, em alguns trechos, tem que ir pra pista.

Pobre pedestre

As calçadas estão prontas, desconsiderando-se os trechos em frente às chamadas quadras esportivas Dragão. Ali, o pedestre utiliza como calçada a área de estacionamento de veículos. E, aqui e ali, tem que se aventurar no perigo de andar pela pista, onde os carros abusam na velocidade. Mas, afinal, são só duas quadras…

Depois, ainda falta arrematar a pista de ciclovias e alguns trechos de calçadas que foram meio esquecidos. E não tem ninguém fazendo isso. Ah, sim, ontem, terça, havia dois operários cuidando do meio-fio de uma das avenidas que fazem esquina com a Felipe Wandscheer.

Mas, como faltam 29 dias, certamente isso tudo será resolvido. Os lojistas já têm acesso a seus comércios, com local para estacionamento e tudo. Reclamam um pouco da alta velocidade dos carros, o que pode provocar acidentes. Principalmente atropelamentos, já que a travessia da avenida requer um pouco de agilidade, pois o canteiro central tem meio metro de largura.

E os deficientes?

Alguém vai falar: e a acessibilidade? Bom, é querer demais. Imaginar que um cadeirante vai conseguir atravessar uma pista, subir com a cadeira de rodas no canteiro central e, dali, esperar o fluxo de veículos para descer e cruzar a outra pista, aí já é pensar como cidadão de primeiro mundo. Quem quer isso, que vá morar na Holanda.

Pra concluir, sem ironia, agora. A Avenida Felipe Wandscheer é simplesmente o pior projeto de avenida de Foz do Iguaçu. Quem aprovou, deveria pagar por isso. E quem pagou, jogou mais uma vez o dinheiro do contribuinte no lixo.

Em todos os casos, dirá o cidadão mais condescendente, pelo menos a obra foi concluída, e não ficou como estava, um projeto malfeito e ainda por cima inacabado.

Duas versões

Sim, a duplicação está pronta. Os carros passam, o trânsito flui, os lojistas estão um pouco mais tranquilos e já há novos empreendimentos comerciais surgindo ao longo da Felipe Wandscheer.

São duas versões de uma mesma avenida: a ideal e aquela que conseguimos.

Quer ver mais fotos que comprovam a buraqueira? Ei-las:

Sair da versão mobile