Um grande evento nesta sexta-feira, 17, em Foz do Iguaçu, marcará o encerramento da Semana do Rio Iguaçu, o maior do Paraná e, infelizmente, o segundo mais poluído do Brasil (só perde pro Tietê).
Ontem, 15, o evento foi em União da Vitória, onde a vice-governadora Cida Borghetti anunciou um plano de ação para despoluir o Rio Belém, em Curitiba, um dos principais afluentes do Iguaçu.
Cida, que é autora da lei que instituiu o Dia do Rio Iguaçu (17 de novembro), coordena há dois anos o projeto de revitalização do principal rio paranaense. O projeto de recuperação e preservação da bacia do Iguaçu é liderado pelo governo do Estado com o apoio de prefeituras, governo federal, universidades, empresas públicas e privadas, ONGs e diversas entidades da sociedade civil organizada.
A vice-governadora disse que, além de iniciativas próprias, o governo está articulando o apoio de países que tiveram experiências exitosas na recuperação de rios urbanos. Já foram assinados termos de parceria com a Coreia do Sul e com a Hungria.
“A Coreia do Sul realizou uma série de investimentos e limpou um dos mais importantes rios em três anos, devolvendo-o limpo e apto para consumo de toda a população. O trabalho é considerado uma referência mundial. Estamos estudando o aproveitamento dessa experiência e de outas experiências de sucesso”, afirmou a vice-governadora.
Em pouco mais de dois anos, o Grupo Gestor do Rio Iguaçu, coordenado por Mario Celso Cunha, da Sanepar, já plantou mais de 400 mil mudas de árvores nativas, retirou mais de 500 mil toneladas de lixos dos rios e realizou ações de educação ambiental, drenagem e de muros de contenção ao longo das margens dos rios que formam a bacia. O monitoramento e pesquisas da qualidade da água permanentes, em parceria com as prefeituras, passou ser frequente.
“O governo do Estado tem várias ações e é preciso ter consciência de que só através da educação ambiental vamos despoluir o rio. É fundamental a educação ambiental, pois sem água em quantidade e qualidade não há vida e nem produção”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti.
Com 1.300 quilômetros de extensão e 23 afluentes, o Rio Iguaçu é o maior rio do Paraná, ocupando 33% do território do Estado e abrangendo 113 municípios.