Devido ao aumento de temporais no Paraná, somente em 2024, a Copel vai investir R$ 252,5 milhões para reforçar e expandir a rede de distribuição de energia que atende a região Noroeste do Estado, importante polo agroindustrial, comercial e de serviços do Paraná.
Vale ressaltar que, em 2023 foram registrados 24 grandes temporais no Estado, número 50% maior do que em 2022. Também já foram registradas 3.935 rajadas de ventos acima de 50 km/h.
Em reunião com gestores públicos e empresários, o presidente da Copel, Daniel Slaviero, e o diretor-geral de Distribuição, Maximilano Orfali, apresentaram os investimentos que a companhia está executando.
Os recursos serão aplicados em novas subestações, linhas, redes e na instalação de equipamentos para ampliar e modernizar a infraestrutura elétrica. O montante se soma aos R$ 288 milhões investidos no Noroeste entre 2021 e 2023.
“Nós sabemos da urgência desses investimentos, que são essenciais para o desenvolvimento do Noroeste. Estamos trabalhando para dar respostas cada vez mais rápidas ao grande crescimento da região”, destacou Slaviero.
Foz do Iguaçu
Enquanto isso, Foz do Iguaçu sofre com as constantes quedas de abastecimento de energia, principalmente devido a esses temporais.
O problema é tão grande que, nesta semana, foi levado para a Câmara de Vereadores do município.
O vereador Rogério Quadros trouxe à tona as preocupações com a instabilidade no fornecimento de energia elétrica na cidade, citando um dos casos recentes que ocorre na rua Javaé, no Bairro América.
Ele apresentou o Requerimento nº 109/2024, direcionado à Gerência Regional da Companhia Paranaense de Energia – COPEL, solicitando as informações.
Com informações da AEN e CMFI