Foz entre os 100 municípios do Brasil que mais criaram empregos para mulheres este ano

Imagem: Pixabay

Foz do Iguaçu está entre os 100 municípios brasileiros que mais geraram postos de trabalho para mulheres, nos primeiros cinco meses do ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho.

A cidade aparece em 55° lugar, com a geração de 530 vagas. Dos cem municípios, oito são paranaenses.

No Paraná, Foz ficou em 6° lugar. À frente de Foz estão Curitiba (em 5° lugar no Brasil, com 3.563 vagas); Maringá, na 17ª posição, com 1.234 vagas; São José dos Pinhais (26° lugar, com 935 vagas); Cascavel (34° lugar, com 817 vagas); e Rio Negro (50° lugar, com 551 vagas).

Depois de Foz, aparecem ainda Cianorte (62° lugar, com 482 vagas) e Guarapuava (89° lugar, com 372 vagas).

O Paraná foi o quinto colocado no ranking nacional dos estados.

O presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, diz que o fato de os oito municípios paranaenses estarem em diversas regiões do Paraná “mostra um Estado com políticas de igualdade eficazes, além de uma recuperação do mercado de trabalho em todo o Paraná.

Na liderança dos setores que mais criaram vagas para mulheres nos primeiros cinco meses de 2018 está o setor de serviços. Sozinho, este setor fez 13.078 novas contratações.

Em segundo lugar está a indústria, que também apresenta uma recuperação, tendo gerado 2.228 novas vagas. Suzuki diz que os números positivos no setor industrial são um importante indício da inserção das mulheres nos mercados ocupados prioritariamente por homens.

Das atividades que mais contrataram profissionais femininas no Paraná o atendimento hospitalar lidera o ranking, com um saldo positivo de 1.096 vagas, seguida da atividade de fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros (862 vagas) e atividades ligadas ao ensino fundamental (808).

Sair da versão mobile