Em entrevista ao Não Viu?, o diretor do Departamento de Indústria e Comércio de Guaíra, Adriano Cesar Richter, disse que os free shops poderão ser instalados em toda a área urbana do município. Ele já havia afirmado que o projeto estava sendo esperado há anos com bastante ansiedade.
Assim como Foz do Iguaçu, Guaíra também será beneficiada com a instalação dessas lojas francas.
Lá, porém, a administração pública e a população local enxergam nos chamados free shops a possibilidade de seu renascimento para o desenvolvimento econômico, principalmente depois do alagamento das Sete Quedas.
O entusiasmo é tão grande que Guaíra pretende ver as lojas francas funcionando ainda este ano, segundo já foi relatado pela imprensa.
Leia a entrevista com o diretor Adriano Cesar Richter.
Onde os free shops poderão ser instalados?
Resposta: A instalação dos free shops está liberada no perímetro urbano, em toda a faixa de comércio.
Como estão os ânimos dos comerciantes, assustados ou animados?
Resposta: Os comerciantes brasileiros estão ansiosos pela instalação dos free shops, pois o comércio de Guaíra terá a mesma condição de comércio que o país vizinho, o Paraguai.
A venda de produtos brasileiros nesses free shops é motivo de discussão por aí?
Resposta: Sim, existe um questionamento sobre a venda dos produtos brasileiro, pois acredita-se que os empresários que não optarem pelos free shops serão prejudicados.
Como o prefeito Heraldo Trento vê a chegada dessas lojas francas; seria uma pequena compensação pelo alagamento de Sete Quedas?
Resposta: Com a chegada dos free shops, acreditamos que Guaíra irá retomar o crescimento, a geração de emprego e renda e, consequentemente, o desenvolvimento que tínhamos antes do fim das Sete Quedas.
Existe algum estudo feito em Guaíra sobre o impacto econômico que isso vai causar no município?
Resposta: Não temos nenhum estudo ainda, mas sabemos que junto com os free shops também virão as demandas por serviços públicos. Neste sentido, Guaíra trabalha para melhorar a sua infraestrutura nas áreas da educação, saúde, na pavimentação e no trânsito.
A prefeitura pretende direcionar o crescimento da cidade para algum local, mesmo que essas lojas sejam instaladas em toda a área urbana?
Resposta: Não existe nenhum direcionamento, mas sabemos que os brasileiros tendem a preferir grandes shoppings, onde encontra-se mais conforto e comodidade, como área de alimentação, estacionamento e ambiente climatizado.
Sem grandes polêmicas, Guaíra já se decidiu e pronto! E agora, Foz do Iguaçu?