Fundação Cultural de Foz acabou com o Carnaval da Saudade, mas ele vai renascer

Veja onde ele vai ser realizado no domingo de Carnaval

Carnaval da Saudade na Rua Marechal Floriano. Foto: Antonio Lopes/PMFI

Depois que a Fundação Cultural acabou com o Carnaval da Saudade, ele vai renascer em outro lugar, conforme revela a coluna No Bico do Corvo do GDia.

Antes, porém, é preciso lembrar que o Carnaval da Saudade era destinado a crianças, pais, mães e avós, na Rua Marechal Floriano, no centro de Foz.

Porém, agora, o Corvo revela o seguinte:

Novidades no Carnaval
Como este colunista informou em primeira mão, novas manifestações carnavalescas estariam para surgir, só não acreditávamos que isso aconteceria tão cedo, ainda em 2024. E para variar, a Vila Yolanda, tradicionalíssimo bairro e no caminho de se consolidar como rota gastronômica, irá inaugurar a nova era, de tirar a folia do centro da cidade.

Charanga da Yolanda
O sugestivo nome é simples e direto, “Charanga” uma expressão plenamente carnavalesca e “Yolanda”, a localidade. Como complemento: “O Carnaval dos Bons e Velhos Tempos”, uma maneira de remontar o passo das marchinhas, sem precisar ferir o termo “Carnaval da Saudade”. O fato é que os organizadores correm para vencer o tempo e devem realizar o movimento em apenas um dia, no domingo, segundo a preferência dos consultados. Será quando a Vila levantará, sacudirá a poeira e dará a volta por cima!

A vila se une
A Charanga não é iniciativa isolada e sim de comerciantes, moradores e até mesmo dos frequentadores de estabelecimentos abrigados na última quadra da Avenida Iguaçu. A ideia é fechar o pequeno trecho, instalar uma plataforma, palco, caminhão ou trio elétrico e realizar a festa das 16 às 22 horas, o que nos leva a crer que será no formato de matinê, especialmente para o deleite das famílias e crianças. Claro, os blocos não desperdiçarão a oportunidade. A organização já oficio a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e o Foztrans, contando com algum tipo de ajuda.

Opinião
É preciso ressaltar que essa fundação levou a tradicional festa de matinê para a Praça da Paz, alegando problemas de logística, onde esse público infantil passou a ouvir todo o tipo de música (música?) destinada a adultos, sem quaisquer manifestações dos órgãos que deveriam zelar pelo Estatuto da Criança, acompanhando a mentalidade dos seus dirigentes.

A pergunta é: com a mentalidade dos seus dirigentes, será que a Fundação Cultural de Foz vai impedir ou atrapalhar essa iniciativa da população?

Eu não duvido.

Sair da versão mobile