Dois fuscas temáticos, caracterizados como as antigas viaturas da Itaipu, se tornaram um atrativo na programação das comemorações dos 50 anos de criação da Segurança Empresarial em ambas as margens da usina, completados nessa quinta-feira (3).
Os fusquinhas marrom-glacê e branco, mesmas cores do uniforme dos agentes, estão localizados nas barreiras da entrada da usina, em Foz do Iguaçu, Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai. Muitas pessoas que passam pelos locais têm curiosidade sobre o carro e aproveitam para fazer fotos.
O exemplar brasileiro pertence ao ex-colaborador Luiz Garcia, e o do lado paraguaio pertence ao empregado Juan Carlos Olmedo Portillo. Para os mais nostálgicos e também para os novos empregados da área, o carro tem todo um simbolismo que remonta às patrulhas de carro realizadas pela Segurança no começo da construção da megausina.
O Fusca foi o principal modelo utilizado pela Segurança de Itaipu em meados dos anos de 1970 e 1980. A circulação da viatura marrom e branca compunha a paisagem urbana de Foz do Iguaçu. As rondas aconteciam não apenas no canteiro de obras, mas nas vilas A, B e C e em outras regiões da cidade. Aos poucos, o modelo foi sendo substituído por veículos mais modernos.
O velho Volkswagem praticamente desapareceu das ruas, mas permaneceu intacto na memória afetiva da velha guarda, como no caso de Garcia, que é apaixonado por carros antigos e trabalhou 31 anos na segurança da usina e outros oito no Itaipu Parquetec. Foram quase 40 anos dedicados às duas instituições. “Andei muito na Itaipu com um fusquinha desse. Usei muito. Deixou boas recordações”, comentou.
Recriação
Garcia decidiu comprar um Fusca e transformá-lo em modelo temático, igualzinho às viaturas da segurança física de Itaipu. Segundo ele, era necessário ser um modelo do ano de 1974. A oportunidade surgiu em 2020, quando encontrou um veículo reformado e da cor marrom, exatamente como ele queria.
Garcia ajustou a pintura e consultou a Divisão de Imagem Institucional de Itaipu para usar a antiga logomarca na porta do carro, como era na época da obra. Depois, foi atrás dos equipamentos.
A sirene é original, de veículo da própria Itaipu e que fora desmobilizada pela empresa; o giroflex aposentado veio da Polícia Federal. Além da exposição na Itaipu, Garcia usa o Fusca em mostras e eventos de carros antigos. A última aparição dele na usina havia sido num passeio solidário de carros antigos, em junho deste ano.
Já o empregado paraguaio decidiu caracterizar seu carro recentemente. Ele também é colecionador de carros antigos.
Com informações da IB