Gente, vão soltar o Leôncio no Parque Nacional de Ilha Grande!

A onça-parda está sob os cuidados da Itaipu desde julho de 2019

Leôncio sendo tratado no Refúgio Biológico Bela Vista. Foto: Sara Cheida/IP

A Itaipu Binacional e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinaram, na tarde de ontem, quarta-feira (30), no Centro Executivo da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), um protocolo de intenções que prevê uma série de ações conjuntas entre as duas entidades.

Uma delas será a soltura de uma onça-parda no Parque Nacional de Ilha Grande, já prevista para as próximas semanas. O acordo também inclui atividades nas áreas de pesquisa, conservação, inovação, educação ambiental, desenvolvimento regional, entre outras.

Leôncio se recuperando da cirurgia realizada em 2019. Foto: Sara Cheida/IB

A onça-parda (Puma concolor) macho está desde julho de 2019 sob os cuidados dos profissionais do Refúgio Biológico de Itaipu.

A onça, batizada de Leôncio, foi resgatada após um atropelamento na rodovia BR-163, em um local próximo à cidade de Mercedes, no Oeste do Paraná.

O animal estava inconsciente quando foi levado ao RBV pela Polícia Ambiental de Foz do Iguaçu, tinha uma lesão no pulmão e uma fratura na pata traseira direita.

Após o atendimento emergencial, a onça teve a pata totalmente reconstruída e ficou sob os cuidados profissionais do RBV até a oportunidade de devolvê-la a natureza.

O Parque Nacional de Ilha Grande foi escolhido porque é a região original do animal. Além de autorizar a soltura no Parque, o ICMBio será parceiro da Itaipu no contínuo monitoramento dessa onça, para garantir sua preservação.

 

Com informações da IB

Sair da versão mobile