As universidades estaduais paranaenses vão ganhar dois novos cursos da área da saúde. A governadora Cida Borghetti assinou nesta segunda-feira (12), no Palácio Iguaçu, a criação dos cursos de Medicina da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no câmpus de Cornélio Procópio, e de Nutrição da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Por sua vez, o campus da Unioeste de Foz do Iguaçu está praticamente pronto para receber um curso de Medicina, segundo revelou o diretor-geral Fernando José Martins, em entrevista ao programa Cultura: Fatos & Versões, da Rádio Cultura, antes das últimas eleições. Ainda segundo Fernando, em termos de adequações físicas, as mudanças necessárias são muito pequenas e não custam muito.
Você, caro leitor, deve estar se perguntando agora: se está tudo pronto, por que o curso não vem para Foz?
A resposta é simples, para nos deixar estupefatos: falta de representação política. Ou melhor, alguém com ímpeto e vontade que vá bater na porta da governadora ou do futuro governador, Ratinho Jr, e, simplesmente, reivindique o andamento no processo.
A história também é simples: em 2012, o então governador Beto Richa levou o curso de Medicina destinado a Foz para Francisco Beltrão, como retaliação, depois de ter sido praticamente criticado (talvez, até insultado) pelo então prefeito na Paulo Mac Donald Gisi.
Da aquela época para cá, os dois representantes de Foz do Iguaçu na Assembleia Legislativa, a deputada Cláudia Pereira e o então deputado estadual Chico Brasileiro, hoje prefeito do município (felizmente ou infelizmente?), pelo que se tem notícia, não mexeram “uma palha” sobre esse assunto.
Agora, quem sabe?, o nosso deputado estadual eleito Soldado Fruet leve essa reivindicação ao futuro governador Ratinho Jr. Será que essa cara de “poucos amigos” de Fruet vai ajudar?