Governo chinês vai promover em Foz o Festival da Lua Cheia. E é logo…

Festival da Lua em Pequim. Foto: Shizhao.Commons.Wkimimedia

Foz do Iguaçu vai ficar com jeitinho de chinesa, em setembro.

Já está tudo acertado, entre Brasil e China, para a realização do Festival da Lua Cheia, nos dias 23 e 24 de setembro, aqui em Foz.

O Festival da Lua (ou Lua Cheia), também conhecido como Festival da Lanterna, é uma celebração popular na Ásia para celebrar a abundância e a união.

O festival de Foz será promovido pelo governo chinês, para divulgar um pouco a cultura e as tradições asiáticas. E conta com apoio da Embratur.

O ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, e a presidente da Embratur, Teté Bezerra, se reuniram nesta quarta (1), em Brasília, com o embaixador da China no Brasil, Li Jinzahng, para tratar do festival e de futuras parcerias com os chineses.

Um ilustre representante de Foz participou do encontro: o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, que aproveitou para falar das parcerias entre a usina que dirige e a hidrelétrica de Três Gargantas, que mantêm acordos de cooperação.

Apoio

Festival da Lua em Hong Kong.

A presidente da Embratur manifestou apoio na divulgação do evento que será promovido pelo governo chinês e destacou a importância de desenvolvimento de ações conjuntas, especialmente, no que diz respeito à promoção de Foz do Iguaçu.

“Este é um destino que abriga um dos principais atrativos de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Brasil: as Cataratas do Iguaçu”, disse Teté Bezerra.

E prosseguiu: “Elas estão entre os produtos mais completos para esse tipo de atuação, pois ela é compartilhada por três países sul-americanos Brasil, Argentina e Paraguai. Além disso, é um lugar ideal para o turista chinês, que busca, em sua maioria, destinos do segmento de Ecoturismo”.

(Que fique o registro do que pode ter sido um equívoco da presidente da Embratur): o Paraguai entra nessa história como parte da tríplice fronteira, mas não compartilha as Cataratas do Iguaçu, que são brasileiras e argentinas).

Convite ao ministro chinês

O ministro do Turismo aproveitou para entregar uma carta ao embaixador chinês, na qual ele convida o ministro da Cultura e Turismo da China para participar do festival em Foz do Iguaçu.

O encontro em Brasília, com participação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm.

A ideia é promover um encontro entre os representantes das pastas dos países do Mercosul e os representantes do governo chinês, e desenhar uma melhor atuação para promoção turística entre os mercados.

Vistos eletrônicos

Lummertz também informou aos presentes que, em encontro com o presidente Michel Temer, apresentou a proposta de vistos eletrônicos para países de longa distância, como a China.

 

Fonte e foto ao lado: Embratur

Sair da versão mobile