No encontro realizado nesta terça-feira (22), entre autoridades do Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, comerciantes e representantes do Executivo local, foi apresentado o plano do Governo do Paraguai para a abertura total da Ponte da Amizade por um período experimental de três semanas, informa a agência oficial e notícias do país vizinho, IP.
A proposta será apresentada ao Brasil, em conversa entre os presidentes Mario Abdo e Jair Bolsonaro.
A medida deve entrar em vigor na próxima semana, segundo a agência.
A abertura total implica liberdade de trânsito para turistas e atividades comerciais, em oposição ao plano de reabertura inicial apenas para atividades comerciais.
Será montada uma zona de trânsito para a entrada e saída de pessoas da cabeceira da Ponte da Amizade, para as cidades de Ciudad del Este, Hernandarias, Presidente Franco e MInga Guazú.
O horário de acesso ao país será das 5h00 às 14h00, e quem entrar poderá sair novamente até às 18h00, informou o diretor de Migração, Angeles Arriola.
A medida ficará habilitada por um período de três semanas, se o Brasil permitir, após o qual será feita a correspondente análise epidemiológica.
O departamento de Alto Paraná, depois de se tornar o primeiro epicentro da pandemia covid-19 no país, experimenta uma diminuição em sua curva de contágio..
Quanto aos controles, foi anunciada uma barreiras sanitárias para garantir que não haja dispersão de pessoas que podem entrar no interior país.
Fonte: Agência IP