O secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Silvio Barros, convocou hoje (11) uma reunião, marcada para as 17 horas, com o objetivo de discutir o ICMS sobre o combustível de aviões.
O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, representará o município nesse encontro.
Parece que esse imposto deverá ser revisto pelo governo do Estado e, se for diminuído, poderá beneficiar diretamente Foz do Iguaçu, através da provável redução do preço das passagens aéreas usadas, principalmente, pelos turistas que visitam a cidade.
Durante do governo de Roberto Requião, o ICMS sobre o querosene de aviação era de 7%. No governo de Beto Richa, subiu para 18%, Com isso, Foz do Iguaçu perdeu quatro vôos diários e, pior ainda, as passagens ficaram muito caras. O fluxo de curitibanos que vêm a Foz também diminuiu.
O assunto deverá ser discutido com todas as empresas aéreas, posteriormente. O governo do Estado deve solicitar um plano de expansão das linhas para, depois, conceder o desconto.