Grupos de estudos do Doutorado Interinstitucional em Direito Mackenzie e UDC realizam I Congresso Internacional para discutir a tríplice fronteira

Para a Reitora do Centro Universitário UDC Profa. Rosicler Hauagge do Prado a realização do evento é o caminho natural do que se desenvolve no Programa de Doutorado

Reitora e Pró-reitor do Centro Universitário UDC: profª. Rosicler Hauagge do Prado e prof. Dr. Fábio Prado Foto: Divulgação/UDC

Parte dos resultados dos trabalhos e estudos realizados pelos pesquisadores do Programa de Doutorado Interinstitucional em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Centro Universitário UDC, sobre a região de fronteira serão apresentados à sociedade jurídica e acadêmica no I Congresso Internacional “Cooperação Jurídica Internacional na Tríplice Fronteira: Brasil-Argentina-Paraguai” entre os dias 4, 5 e 6 de maio.

O evento é promovido pelos Grupos de Pesquisa CNPq “Cidadania, Constituição e Estado Democrático de Direito”, “Direito Penal Econômico e Justiça Internacional” e “O Sistema de Seguridade Social”, composto por alunos do Doutorado Mackenzie/UDC.

Para a Reitora do Centro Universitário UDC Profa. Rosicler Hauagge do Prado a realização do evento é o caminho natural do que se desenvolve no Programa de Doutorado: “Há uma multiplicidade de temas a serem pesquisados no Dinter, temas inovadores nas mais variadas vertentes do direito. Nossos alunos são grandes pesquisadores que têm se especializado cada vez mais, dedicam-se à pesquisa e devolvem esse conhecimento à sociedade”.

O Pró-reitor Prof°. Dr. Fábio Prado salienta: “O grande objetivo da academia é esse, reunir mentes extraordinárias que vão discutir os problemas e propor hipóteses para solucioná-los. Quando fechamos esse Dinter em Direito, tínhamos certeza que a tríplice fronteira seria a maior beneficiada”.

Para a Coordenadora Local do Dinter em Direito Político e Econômico Profa. Dra. Isadora Minotto G. Schwer, o objeto do evento é o estudo de aspectos jurídicos próprios da tríplice fronteira

Segundo o Prof. Dr. José Carlos Francisco Coordenador do Dinter em Direito UDC/Mackenzie: “O Congresso Internacional tem duas propostas que se interligam e estão associadas ao Programa. Há um compromisso de verticalização do conhecimento para produzir projetos com problemas, hipóteses e soluções específicas para os profissionais da região da UDC. Temos um olhar para os pesquisadores da região para produzirmos um conhecimento útil para a tríplice fronteira”.

Para a Coordenadora Local do Dinter em Direito Político e Econômico Profa. Dra. Isadora Minotto G. Schwer, o objeto do evento é o estudo de aspectos jurídicos próprios da tríplice fronteira. “Os temas de discussões vão transitar pelos problemas jurídicos relativos às relações jurisdicionais e comerciais dos 3 países, bem como a apresentação de hipóteses justificadas de solução para o aprimoramento da cooperação entre Argentina, Brasil e Paraguai”. Minotto salienta lembra que: “É um evento também aberto para pesquisadores de outras universidades brasileiras, argentinas e paraguaias”.

Segundo o edital, dentro dos temas propostos, os estudos se concentrarão em aspectos relevantes e frequentes na região da Tríplice Fronteira em matéria de Direito Penal, como por exemplo o trânsito de mercadorias, criminalidade e trânsito de pessoas. Também de Direitos Sociais e das relações de Direito de Família, incluindo o sequestro internacional de crianças no contexto da Convenção de Haia.

Dentre os palestrantes já confirmados estão: Juan Emilio Oviedo Cabañas (Paraguai), Leopoldo Maximiliano Lopez Cañiza (Paraguai), Fabiano Bordignon (Brasil), Patrícia Bullrich (Argentina), Zélia Luiza Pierdoná (Brasil), Alfredo Maria Soto (Argentina).

Informações da assessoria UDC

Sair da versão mobile