Os paranaenses e as pessoas que visitam o Estado podem contar agora com o novo Guia Águas do Paraná, um mapa de toda rota de turismo aquático no Estado. O material foi entregue à governadora Cida Borghetti nesta sexta-feira (28), no Palácio Iguaçu.
Elaborado pelo Grupo Náutica, com apoio da Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Comunicação Social, Copel e Sanepar, o guia traz um panorama das regiões banhadas por água, como o Litoral, Angra Doce e Lago de Itaipu, além das praias do Rio Iguaçu e das usinas da Copel, mostrando o potencial do turismo náutico que o Paraná tem e pode desenvolver.
Cida destacou a importância do guia para fomentar esse tipo de turismo e gerar oportunidades, emprego, desenvolvimento e renda.
“Temos a ferramenta principal, ou seja, a matéria prima que são as nossas águas, nossas belezas naturais. A partir de agora é preciso fomentar de maneira adequada a visitação desses locais. Isso gerará renda para região e movimentará a economia do nosso Estado”, disse a governadora.
O guia pode ser encontrado nas bancas de revistas e livrarias de todo o Brasil e, em breve, terá também sua versão online.
Acompanha uma cartilha educativa sobre a importância de cuidar das águas desenvolvida pelo cartunista Ziraldo Alves, que será distribuída nas escolas localizadas nas regiões abordadas pelo material.
De acordo com o secretário de Esporte e Turismo, João Carlos Barbiero, esse guia foi um trabalho bem conduzido que servirá de parâmetro para incentivar a exploração turística das águas do Paraná.
“Nosso objetivo é fomentar esse tipo de turismo, assim como já estamos motivando outros segmentos como o turismo gastronômico, de aventura, de natureza e religioso”, disse o secretário.
O editor do guia, Ernani Parciornik, destacou que o Paraná tem a segunda menor costa do Brasil, mas que o material conseguiu mostrar que o Estado é praticamente uma ilha, cercado por águas.
“Fizemos esse guia do ponto de vista da água, o que é inédito no Paraná. Ele mostra os lugares, como ir até eles e o que se encontra de beleza”, explicou. “Um panorama dos lugares banhados por água como a praia de Porto Rico, as ilhas, os lagos, cachoeiras. O governo deixa um legado mostrando que as pessoas podem explorar essas belezas positivamente”, disse.
De acordo com Parciornik, foram dois anos de trabalho para a elaboração do guia que traz, ainda, dicas de esportes aquáticos nesses locais, como rafiting, passeios de barco, pesca esportiva. Tem também dicas de comida típicas de cada região, locais de visitação e outras curiosidades.
“Estamos mostrando nossas águas aos paranaenses e aos brasileiros, uma prova de que o Paraná está dentro do circuito náutico, que hoje, é um gerador de riquezas. Já fizemos guias de diferentes regiões do Brasil, mas o do Paraná é o único que leva o nome do Estado, e não apenas de uma cidade”, afirmou Parciornik.
Fonte: AEN