Um ataque de hackers afetou uma pasta (users) do sistema de dados do setor administrativo da Câmara de Vereadores de Foz.
Segundo nota da Câmara, “felizmente, o serviço de proteção antivírus resistiu, evitando que outros diretórios fossem atingidos”.
Graças a isso, o site da Câmara e o Portal da Transparência funcionam normalmente.
Também não houve danos aos computadores dos gabinetes dos vereadores nem ao controle financeiro ou gerenciamento de informações – Sistema de Gestão Integrada de Informações Governamentais -, que permanecem ativos.
A pasta atingida é do setor administrativo, de acesso exclusivamente interno.
Vírus mutante
O vírus que atingiu a pasta é “inteligente”. Segundo a nota da Câmara, ele sofre mutação, visando ludibriar assim os sistemas de defesa estabelecidos.
Mesmo assim, depois de invadir a rede, foi detectado e bloqueado antes de se alastrar pelo servidor central.
A equipe do Centro de Processamento de Dados (CPD) trabalha para restabelecer os arquivos por meio dos backups.
Outra providência do setor administrativo foi o registro de queixa na Delegacia de Polícia Civil, que possui um núcleo de inteligência para investigação e combate aos crimes cibernéticos (Cibercrimes).
Conforme relatado no Boletim de Ocorrência,, a equipe de informática da Câmara diagnosticou que os dados da pasta estão criptografados, caracterizando um tipo específico de ataque de hackers com exigência de pagamento para devolução do sistema atingido, prática criminosa detectada em vários países.
Por meio do Boletim de Ocorrência, o Legislativo pede providências das autoridades policiais.