Hernandarias, ali no Paraguai, vai de vento em popa.
A fábrica da Estrela, que ficou parada desde o final do ano, volta a operar dentro de algumas semanas e vai produzir, além de brinquedos, roupas para crianças.
Tem mais: agora em março, a American TNT entra oficialmente em operação. E outra fábrica, de produtos de metal, deve se instalar no distrito industrial de Hernandarias dentro de alguns meses.
No total, as três fábricas vão garantir emprego para pelo menos 650 pessoas, informa o Diário Vanguardia. E o Brasil é o principal mercado para essas empresas.
A American TNT, que produz tecidos sintéticos para uso em fraldas descartáveis e absorventes, entre outros produtos, começou a funcionar há cerca de um mês, com 35 empregados. Mas, depois da inauguração oficial, agora em março, deverá ampliar o quadro para 50 pessoas, segundo o engenheiro Rubén Sanabria, da Agência de Desenvolvimento Regional da Itaipu.
Já a fábrica de brinquedos Estrela, que por problemas de fornecimento de matéria-prima interrompeu a produção no final do ano passado, voltará a operar dentro de algumas semanas, já com a nova área para produzir roupas infantis, o que também demandará a contratação de mais pessoal.
Sanabria também confirmou que, via Lei de Maquila, foi aprovada a instalação em Hernandarias de uma fábrica para a industrialização de produtos de alumínio, chumbo e ferro, que deverá empregar uns 60 trabalhadores, de início, e outros 300 quando estiver concluída.