Higienizar as mãos tem baixa adesão dos profissionais de saúde, diz especialista

Você sabia que hoje é o Dia Mundial de Higienização das Mãos?

Foto ilustrativa: José Fernando Ogura/AEN

Nesta quarta-feira, 5 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos e os profissionais da saúde lembram que esta é a melhor forma de proteger pacientes e também eles mesmos.

Nunca se falou tanto sobre a importância de manter as mãos higienizadas. Com água e sabão ou com álcool 70%, a prática se tornou parte da rotina em todo o mundo, por ter sido a primeira ação recomendada contra a propagação da Covid-19.

“Para garantir uma higienização adequada precisamos utilizar uma quantidade de produto suficiente, seja água e sabão ou solução alcoólica. E realizar a fricção mecânica no tempo adequado, de 30 a 40 segundos”, explica Gisele Yumi Hoshino, coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Na rotina dentro do hospital essa preocupação precisa ser redobrada. Rafaela Allegretti Alvares, enfermeira da residência em Vigilância em Saúde e Controle de Infecções do HUOP, lembra que a higienização correta é uma ação simples e que faz toda a diferença.

“Faz parte do controle e prevenção de infecções, incluindo a Covid-19. Porém, ainda infelizmente há baixa adesão por essa prática, principalmente pelos profissionais, tornando-se um impasse no controle de transmissão de microrganismos”, afirma.

Com informações da AEN

 

Sair da versão mobile