Histórias de Uber: vale ou não a pena insistir na liberação em Foz?

Foto: Commons Wikimedia

Aqui, serviços de “carona paga” via aplicativos, como a da Uber, dificilmente vão funcionar na prática, como informamos ainda nesta segunda (12). Veja aqui: https://goo.gl/upBX3N

E isso é bom ou ruim? Vamos a alguns pontos a considerar.

1. Entreouvido no avião, na rota Foz do Iguaçu-Curitiba: “O bom é que aqui (em Curitiba) tem Uber. Em Foz, paguei R$ 50 pra ir de táxi do hotel até um restaurante”, dizia um turista insatisfeito.

2. Em Curitiba, três passageiros esperavam o ônibus executivo para o aeroporto, na Rua 24 Horas. A passagem sai por R$ 15 e é um serviço muito bom.

De repente, um táxi para e o motorista se dirige aos três: “Eu levo vocês pelo valor da passagem de ônibus, R$ 15 cada um”.

Um não quis, o casal topou, já que estava um pouco tarde pra chegar no horário que as empresas de aviação exigem. A viagem ficou por R$ 45. Muito inferior ao que seria cobrado normalmente.

Efeito Uber. E o taxista ainda deixou cartão: “Quando vierem, é só ligar que vou buscar onde estiverem e faço a corrida ao aeroporto por R$ 45”.

Explica-se: a concorrência com a Uber é forte. No aeroporto, uma faixa-guia da Uber “conduz” os passageiros desde a área de embarque até fora do terminal, onde há uma fila de carros à espera.

A faixa-guia no Afonso Pena. A foto é de Aniele Nascimento, da Gazeta do Povo.

A faixa-guia foi instalada em meados de outubro, segundo matéria na Gazeta do Povo, publicada no dia 25 daquele mês. A Infraero informou à Gazeta que a adesivação no piso foi feita por uma agência especializada em propaganda.

E, segundo a Uber, isso foi feito também em outros aeroportos, como Vitória (ES), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).

O serviço de Uber é regularizado em Curitiba, mas não em São José dos Pinhais, município no qual fica na verdade o Aeroporto Afonso Pena, por isso os motoristas de táxi que atuam no terminal ficaram revoltados com a Uber.

A Infraero disse que solicitaria a suspensão da ação feita pela Uber, mas até agora (dois meses depois) a faixa continua lá.

A Gazeta ouviu, na época, vários passageiros, que gostaram muito de ter opções.

Mas essa é outra realidade. Em Foz, por enquanto, os taxistas mostraram que têm mais força política. É tanta força política que até hoje a cidade que mais recebe turistas no Paraná ainda não tem sequer um serviço decente de ônibus executivo ligando o aeroporto aos hotéis e ao centro da cidade.

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