Nesta segunda-feira (13), foi assinado, em Carmelo Peralta, no Alto Paraguai, o contrato para o início da construção da Ponte Bioceânica, que ligará esse município do Chaco paraguaio a Porto Murtinho, Brasil.
O contrato, no valor de 102,6 milhões de dólares, foi assinado com o Consórcio Binacional PY-BRA, formado pela Tecnoedil Constructora SA, Cidade LTDA e Paulitec Construções, que ficará responsável pela obra.
A obra será financiada pela Itaipu Binacional, nos mesmos moldes como está sendo executada a Ponte da Integração (73% concluída), sobre o Rio Paraná, que ligará Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai.
No âmbito regional, a Rota Bioceânica ligará São Paulo e Mato Grosso do Sul, no Brasil, ao Alto Paraguai e a Boquerón, no Paraguai, a Salta e Jujuy, na Argentina, e, por fim, a Antofagasta, no Chile.
Como o presidente Jair Bolsonaro não compareceu na cerimônia, como estava previsto, o evento foi liderado pelo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, em conjunto com altas autoridades paraguaias e brasileiras.