A usina de Itaipu gera muita energia e muitas notícias. Como se diz por aí, “é uma usina de notícias”.
Esta sexta-feira, 21, é um dia que prova isso. Tem pauta pra manhã, tarde e noite (à noite, na verdade, mais que pauta, é diversão popular). Vamos a elas:
1 milhão
Logo pela manhã, a usina recebe o visitante de número 1 milhão. Ou o 1.000.000º visitante, pra ficar mais bonitinho.
A chegada desse turista está prevista para as 10h15, no hall do Centro de Recepção de Visitantes.
O número é a soma das visitas turísticas e institucionais de ambas as margens da usina. E é importante porque, pela primeira vez, a visitação rompe a barreira de 1 milhão num único ano.
O milionésimo visitante terá a sorte de ganhar presentes, liberação de passeios e homenagens. Ele será conhecido assim que os sistemas de controle acionarem o “alerta”.
A solenidade terá a participação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm, e do diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Jorge Callado.
A usina de Itaipu é o segundo destino turístico mais visitado da região, atrás apenas das Cataratas do Iguaçu.
Presidentes
À tarde, o presidente Michel Temer se encontra com o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez, para aquilo que o Não Viu? já está careca de noticiar: a assinatura para autorizar a construção das duas novas pontes entre Brasil e Paraguai.
Pra lembrar, uma é aqui em Foz, ligando a Presidente Franco. A obra inclui a desejada, reivindicada, mais do que esperada Perimetral Leste, que livrará o trânsito das avenidas centrais do tráfego de caminhões da Argentina (e livrará ainda a Ponte da Amizade).
A outra, também importante (não tanto pra nós) é a ligação entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta).
O nome oficial do evento é “Cerimônia de Assinatura da Declaração Presidencial Conjunta Brasil-Paraguai sobre Integração Física” e acontecerá no hall do Edifício da Produção, área industrial da Itaipu Binacional.
Sobre isso, ainda falaremos muito, é claro, porque a segunda ponte, em Foz do Iguaçu, marcará uma nova etapa de desenvolvimento da cidade, já a partir do início das obras.
Michel Teló
E o dia de Itaipu acaba em festa: o show de Michel Teló no Gramadão da Vila A, patrocinado pela usina.
Vejamos o que diz Itaipu sobre este show:
A principal atração da programação do Natal de Foz, o sertanejo Michel Teló, sobe ao palco do Gramadão da Vila A, logo mais à noite, nesta sexta-feira, 21, para uma apresentação especial.
A abertura será feita com a participação do Coral de Itaipu.
A expectativa é de público lotado para o evento, um presente da usina de Itaipu para a comunidade.
Deixe-se pegar pela diversão dessa noite divertida e cheia de magia. Todos estão convidados.
O Natal de Foz é organizado pela Prefeitura e conta com patrocínio especial da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
No total, até o encerramento, serão mais de 200 atrações!
A escolha de Michel Teló levou em consideração sua carreira e proximidade com o público da região, área de influência da usina de Itaipu.
Michel Teló é um dos mais queridos e consagrados artistas pops da atualidade no Brasil.
Nascido em Medianeira, a 60 quilômetros de Foz do Iguaçu, Teló é considerado prata da casa na sua cidade natal e em toda a região.
É também compositor, multi-instrumentista e ator. Foi no Grupo Tradição, no Mato Grosso do Sul, que sua carreira como vocalista tomou impulso.
Já figurou à frente de Madonna e Coldplay na parada Social 50, da revista americana Billboard, que mede a popularidade dos artistas nas redes sociais.
Só a turnê Fugidinha Tour foi vista por 17 milhões de pessoas e arrecadou cerca de R$ 18 milhões, em 2011.
A música “Ai, se eu te pego”, seu maior sucesso, atingiu o recorde de canção brasileira com maior número de visualizações do Youtube. Foram mais de 748 milhões de acessos.