Horário de pico: ônibus lotados e posto do Foztrans sem expediente no TTU

Uma observação curiosa feita por uma usuária do transporte coletivo, no grupo de Facebook Elpgios e REclamações de Foz do Iguaçu: existe fiscalização? O que faz o Foztrans?

Foto: Ana Maria Muller, Facebook

Ana Maria Muller postou na manhã de segunda-feira (23) uma série de fotos do ônibus lotado em que viajou, às 7h20, saindo do Terminal de Transporte Urbano. Uma lata de sardinhas.

E ela fez a pergunta: “Alguém poderia me tirar uma dúvida por favor e sanar uma ignorância minha, esclarecendo-me “QUAL A FUNÇÃO DO FOZTRANS?” (assim, em maiúsculas).

E explicou que até agora não entende a utilidade desse órgão, que “supostamente é para fiscalizar o transporte público”. É que, enquanto o povo se esmagava dentro dos ônibus, o posto do Foztrans no TTU estava sem ninguém. “Só trabalham a partir das 8h (e olha lá”), disse a usuária.

“Se realmente tivesse um plantão nos horários de pico, pela manhã, veriam o descaso e desrespeito com o usuário e trabalhadores que é o transporte público em Foz do Iguaçu”, concluiu, indignada.

A postagem teve 90 comentários. Com alguns reforços à crítica (“às 5h30 quando pego ônibus é bem pior”, disse Bruna Santos) e “O pior é a linha universitária” (Diego David Arancibia).

Posto do Foztrans no TTU: só depois das 8h, fora do horário de pico. Foto: Ana Maria Muller

Quanto ao Foztrans, críticas: “Está temporariamente ocupado tentando acabar com o Uber”, disse Renato Machado, com coro de João Carlos Thomas Junior.

“Só serve pra fazer blitz”, “pra multar trabalhador”, “pra fiscalizar carros do turismo” e por aí vai.

O que diz a lei

O Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu, o Foztrans (ou “a” Foztrans), foi criado em dezembro de 1997, pelo então prefeito Harry Daijó.

Pela lei, “A Foztrans terá por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, delegar e controlar a prestação de serviços públicos relativos a transporte coletivo e individual de passageiros, tráfego, trânsito e sistema viário, observado o planejamento urbano municipal”.

Em relação ao transporte por ônibus, pouco planeja (o transporte é ruim), pouco organiza e, como se vê pelas críticas, pouco fiscaliza.

Missão e visão

Mas sabe o que mais? O Foztrans definiu qual é sua missão e qual é sua visão, a exemplo do que fazem grandes empresas e órgãos públicos.

Missão: Oferecer aos usuários do sistema de transporte e trânsito de Foz do Iguaçu um serviço ágil, seguro e confiável, buscando qualidade de vida, por meio do planejamento e controle dessas atividades.

Visão: Consolidar-se como organização inovadora, reconhecida pela excelência do seu modelo de gerenciamento do trânsito e do transporte.

Foto: Ana Maria Muller
Sair da versão mobile